Gestão em Ergonomia
A Gestão em Ergonomia é o principal serviço oferecido pela Ergohands. Através dela, é oferecida ao cliente a experiência completa da análise ergonômica, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores e resultados positivos para a empresa.
Esse serviço é constituído de três pilares:
1° Pilar – Realização da AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Nessa etapa é feita a elaboração da AET, com um estudo detalhado da atividade identificando os constrangimentos que o trabalhador está submetido durante o seu trabalho. Após compreender o trabalho precisamos transformá-lo, com melhorias relativas à Ergonomia. Ela é apresentada para as diferentes áreas da empresa em um Plano de Ação Ergonômico, com recomendações de adequações no ambiente, layout do espaço, postos e situações no trabalho.
Com a execução do plano, passamos para o acompanhamento das ações e validação das melhorias com todos os profissionais envolvidos no processo. A Ergohands realiza treinamentos nos Comitês de Ergonomia (COERGO) das empresas, colaborando com a capacitação dessa equipe.
2° Pilar – Treinamentos em Ergonomia
O segundo pilar da Gestão em Ergonomia são os treinamentos realizados para lideranças e trabalhadores, onde são passadas orientações pontuais dentro da empresa.Eles são realizados em salas de aula e diretamente no chão de fábrica, com capacitações práticas nos postos de trabalho, como por exemplo o manuseio de cargas.
3° Pilar – Reuniões Mensais
Nosso trabalho é fundamentado em indicadores de desempenho (KPIs) que são apresentados mensalmente aos gestores para acompanhamento de resultados.Apresentamos o gráfico de evolução das propostas implementadas e as melhorias constantes que podem ser realizadas, evoluindo com o plano de ação.

Análise Ergonômica do Trabalho (A.E.T.)
Segundo a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo abordar, no mínimo, as condições de trabalho.
A Análise Ergonômica do Trabalho é um documento elaborado de acordo com a NR 17 que contempla a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, as condições de conforto no ambiente de trabalho e a própria organização do trabalho.
Desenvolvido por profissionais especialistas na área (ergonomistas) para atender a demanda da empresa com relação à saúde dos trabalhadores, atender as fiscalizações do Ministério do Trabalho, bem como trazer melhorias onde se faz necessário.
Treinamento do Comitê de Ergonomia (COERGO)
O Comitê de Ergonomia (COERGO) é uma ferramenta que possibilita o envolvimento e a participação dos profissionais de todas as áreas dentro de uma organização. Ele tem como princípios a segurança como valor, a gestão efetiva dos riscos nas empresas e a promoção da saúde e proteção da integridade física dos trabalhadores.
Seus principais objetivos são:
- Mitigar os riscos ergonômicos dos trabalhadores
- Diminuir o adoecimento dos trabalhadores
- Cumprir legislação NR-17
- Reduzir o absenteísmo
- Diminuir custos com processos trabalhistas
- Promover saúde e ambiente de trabalho saudável
O trabalho do Comitê de Ergonomia consiste em, primeiramente, identificar os problemas ergonômicos e as sugestões de melhorias, para que o posto de trabalho se adeque às características do trabalhador.
Ele também atua no acompanhamento das Análises Ergonômicas do Trabalho e plano de ação das melhorias ergonômicas.
Este grupo também verifica os problemas encontrados nos postos de trabalho e os riscos das funções que podem contribuir para o desenvolvimento de lesões, além de contribuir para a melhoria contínua dos processos produtivos e administrativos, melhorando as condições de trabalho.
Outra função do Comitê é analisar situações de trabalho minimizando as possibilidades de ocorrências relacionadas ao sistema osteomuscular, atender as recomendações dos Laudos Técnicos de Análise Ergonômica do Trabalho, bem como avaliar as queixas osteomusculares no Serviço de Saúde.
Por fim, busca-se conseguir que cada gestor, facilitador, engenheiro, administrador ou técnico considere a prioridade ergonômica em suas decisões. Há também a participação em novos projetos industriais, bem como de reformulação de projetos já instalados considerando o aspecto da ergonomia.

Eletromiografia de Superfície (E.M.G.)
A Eletromiografia de Superfície (EMG) é uma ferramenta quantitativa que avalia o potencial mioelétrico dos músculos durante as atividades laborais.
Com o estudo da Eletromiografia de Superfície (EMG) podemos mensurar o máximo de contração de cada músculo, para depois poder comparar com a execução das atividades e, posteriormente, fazer a priorização para a análise ergonômica do trabalho. Dessa forma é possível avaliar o potencial de ação muscular, quantificando o nível de sua atividade, para assim categorizar as intervenções ergonômicas. O trabalho possibilita a prevenção do aparecimento de patologias e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
A Eletromiografia de Superfície (EMG) e a Dinamometria são utilizadas como componentes diferenciais da Análise Ergonômica do Trabalho, com o intuito de identificar as tarefas mais críticas do ponto de vista de solicitação muscular.
A contração muscular e a produção de força são provocadas pela mudança relativa de posição de várias moléculas ou filamentos no interior do arranjo muscular. O objetivo de utilizar a EMG é que podemos mensurar e avaliar a atividade muscular dos grupos musculares envolvidos na atividade. Ao avaliar o sinal dos gráficos pode-se identificar o momento onde obteve-se maior ativação muscular.

Palestras em SIPAT's
A SIPAT é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais, além de assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos colaboradores envolvendo, também os diretores e gerentes.
Caso sua empresa não tenha tempo organizamos a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) de acordo com o tema principal que a Empresa queira abordar.
Quick Massage
Quick Massage ou Massagem Rápida que é uma técnica de massagem, realizada por terapeutas qualificados, em uma cadeira projetada para garantir conforto e relaxamento. Por se tratar de uma massagem rápida é realizado com o trabalhador vestido e não há aplicação de óleos ou cremes, podendo ser executada a qualquer horário do dia.
A Quick Massage é uma alternativa prática e rápida de proporcionar aos seus colaboradores um momento de relaxamento, interferindo de forma positiva no desempenho dos mesmos em sua jornada de trabalho.
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